A peça que hoje apresentamos , é um exemplar magnífico da êpoca da relojoaria que mais me encanta, os Oignons, do último quarto do século XVII.
Trata-se de um relogio que mede cerca de 5.8 cm de diâmetro e 3.8 de altura, uma excelente peça, grande e alto.Jacques Cogniet, seguiu as pisadas do seu irmão Jean, e tornou-se relojoeiro no ano de 1676 em Paris, na Rua do Monnaie.Casou em 1685 e novamente em 1688.Foi Jurado entre 1691 e 1703, títúlo atribuído aos notáveis da profissão. Refira-se que para se atingir o título de Juré, tinha que ser relojoeiro no mínimo há mais de 20 anos.Exemplares seus podem ser apreciados em vários Museus, nomeadamente no Museu Guildhall de Inglaterra.
Este é um Oignon ,(cebola) de um ponteiro, típico da época.O acerto da hora, é feito com o próprio dedo, movendo-se o ponteiro. Esta peça é muito particular pois consegue reunir três características invulgares nos Oignons, que é o Mock Pendulum, possuir uma caixa em metal nobre,(prata) e a alimentação do movimento ser feita no eixo do ponteiro ou seja para dar corda coloca-se a chave ao centro por cima do ponteiro e roda-se. Mais usual ter um orifício lateral para o efeito.Um Oignon verdadeiramente Singular.
A caixa em prata está num excelente estado de conservação.
Mostrador em esmalte de um único ponteiro com uma bela numeração romana a azul, em muito bom estado.
Movimento mecânico com corda de chave, galo cinzelado Mock Pendulum, assinatura na placa "Ies Cogniet".
Peça rara de museu que respira história por toda ela e reunindo características singulares.
Qualquer duvida não hesite em contactar.
SUBLINHAMOS, NÃO COMERCIALIZAMOS RÉPLICAS NEM MODIFICAMOS A PEÇA ORIGINAL.Agradecemos desde já a sua visita!!!!.
Qualquer duvida não hesite em contactar ››